jueves, 25 de diciembre de 2008

Muro da frente...

Os jasmins, talvez por serem tão subtis, são especialmente odiados.

Tinha eu decidido que os muretes da frente seriam povoados apenas por jasmins de florinhas brancas e perfumadas que oferecem enormes virtudes terapêuticas. Este Jasminus Officinalis - oleaceae é uma plantinha de folhagem perene e delicada que se aguenta ano após ano sem qualquer intervenção da mão do homem, e por isso o escolhi. Pelo contrário, reage mal quando interferimos no seu ciclo de vida. Se o deixarmos em paz e tivermos paciência para deixar as primeiras flores na planta, oferece duas florações, uma na Primavera e outra em Setembro. Está sempre verde e, desde que se encontre num terreno húmido (como é o caso de Vale de Milhaços), quase não precisa de rega.

De um dia para o outro, as flores dos meus jasmineiros aparecem como que 'plastificadas'. Segredos de necrófago profissional... grosseiro...

Que pena que eu tenho de ser tão má fotógrafa... Por detrás desta grade existia um jasmim que, apesar de muito ter lutado pela vida, não resistiu e está transformado em pauzinhos de lenha... não é o único... a morte criminosa e a carbonização invadem todo o espaço que um dia exultou de vigor e esperança !
*

No hay comentarios: