jueves, 25 de diciembre de 2008

Natal de 2008


... e as folhas de hera 'outonais' continuam a preencher o passeio... isto é apenas uma pequeníssima amostra dos milhões de folhas mortas que tenho varrido de há dois anos para cá.
*
Ora, a hera, Hedera helix - é uma planta de textura semi-lenhosa extraordinariamente resistente, com ramos longos e reptantes e raízes adventícias, que lhe doam a característica de trepadeira também. As folhas são simples, persistentes, verde-escuras, brilhantes, coriáceas, alternas, lobuladas ou cordadas e podem ser variegadas de branco, prata ou amarelo, de acordo com as diversas variedades.

De tudo isto havia no quintal. De tudo isto tínhamos pedido estacas - eu e o meu falecido Vitor - numa quinta em Sintra, estacas que puz a enraizar para depois plantar.

Não sabia, mas aprendi. Algo teria de aprender ao fim de passar quase dois anos a estudar, investigar e traduzir sobre plantas. Foi a tradução dos 86 fascículos de 'Plantas em Casa' que me ensinou. E os livros que tive de adquirir e consultar. Os técnicos a quem tive de pedir ajuda. As horas passadas na biblioteca. E o gosto de planear, fazer coisas bem feitas e criar beleza. Do conhecimento que adquiri, tirei partido sem fazer alarde como é meu hábito e só posso dar graças a Deus pela oportunidade.

Infelizmente, há pessoas que interpretam esta minha 'determinação' como um insulto, talvez porque a vida não lhes ofereceu as mesmas oportunidades, talvez porque se preocupam com coisas sem valor e acabam por menosprezar as oportunidades reais que lhes possam surgir.

Qualquer pessoa pode estudar e investigar sobre este ou qualquer outro tema, desde que tenha interesse. Basta ir à Net ou às bibliotecas públicas, ali bem perto temos as do Fórum do Seixal e de Almada.
*
Só é de lamentar aquilo que não conhecemos.
*
*
http://www.jardineiro.net/br/banco/hedera_helix.php

http://plantasonya.blogspot.com/2008/09/hera-hedera-helix.html
*

No hay comentarios: